Páginas

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Núcleo PELC Campus Petrolina participa e se mobiliza para o Grito dos Excluídos


No último 11 de setembro, organizado pela Paróquia do João de Deus, o Grito dos Excluídos se tornou um momento importante na mobilização da comunidade do bairro que realizou um cortejo entre as ruas 13, 61 e 12. Na ocasião escolas, conselho de moradores e organizações  denunciavam e chamavam a atenção para problemas sérios que a sociedade brasileira vem enfrentando.  Os gritos no bairro estavam associados ao descuido com o ambiente, a saúde, a violência e a falta de lazer no bairro João de Deus.

Os agentes e participantes do Núcleo PELC estavam presente e mobilizaram os estudantes da UFPE que participavam do Fórum sobre Lazer organizado pelo PELC.

O momento foi oportuno para chamar a atenção dos moradores do bairro e promover o exercício da cidadania entre estudantes, professores e membros da comunidade. Representando ser um ato de força popular e política bem atuante por parte dos presentes.

Agentes do Núcleo Petrolina Apresentam Trabalhos em Amostra Científica

Os agentes de esporte e lazer do Núcleo Campus Petrolina apresentam alguns resultados do trabalho desenvolvido pelas oficinas de Basquete de Rua e Caminhada Orientada. A VI Jornada Científica do IF SERTÃO-PE que acontece no Campus Petrolina de 14 a 16 de setembro tem como objetivo divulgar e socializar os resultados de pesquisas desenvolvidas pela comunidade acadêmica. 

Na oportunidade, os agentes Rita de Cácia e André Ferreira apresentaram o trabalhos Caminhada Orientada: um movimento de lazer e O Basquete de Rua no Circuito Juvenil do Bairro João de Deus, respectivamente. No auditório, a presença da comunidade do bairro João de Deus demonstrava o quanto significante era o momento. 

Os trabalhos tratam dos limites e as possibilidades que cada oficina estão travando no programa PELC. Apresentam resultados contundentes com relação aos princípios e diretrizes do programa. A democratização do acesso ao lazer e outros aspectos de valor impregnado no programa, como a intergeracionalidade e a ampliação das relações institucionais com a comunidade. 



Ao fundo, participantes da Oficina de Caminhada prestigiando as apresentações da VI Jornada Científica do IF SERtÃO-PE

Os agentes e coordenadores do PELC apresentaram ainda quatro pôsteres tratando questões relacionadas ao programa e as experiências obtidas no II Fórum Itinerante de Graduação no Nordeste em Lazer. Os trabalhos se mostraram tão bem avaliados que foram todos aceitos para serem apresentados no V Congresso de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal nos próximos dias 04 a 07 de outubro em Recife-PE.  

Grupo de Percussão do PELC faz abertura do II FIGNEL


O Grupo de Percussão do PELC Campus Petrolina abrilhantou a abertura do Fórum Itinerante de Graduação no Nordeste em Lazer no último dia 07 de setembro. A data é bem comemorativa no campo militar e patriótico, mas no auditório do SEST SENAT o que se ouviu foi muita criatividade e compromisso com a música. As crianças do bairro João de Deus demonstraram uma sensibilidade incrível, ao ponto de emocionar todos os presentes. Os jovens músicos, liderados pelo Agente Social de Esporte e Lazer e músico Maicon Novaes apresentaram trÊs peças especiais. A primeira se traduziu em uma delicada percussão composta pelo Maicon Novaes. Na sequência se ouviu um maracatu e finalizaram com o hino nacional do sertão pernambucano, Asa Branca. 

Logo após a apresentação do Grupo de Percussão, o profº Maestro Ozenir Luciano, apresentou-se com a Camerata Rasgo da Catarina. Mas como o lider da Opus 68 disse, "não havia necessidade de nos convidar. Normalmente, apresenta-se inicialmente algum artista ainda sem renome e de menos qualidade. Mas o que vimos aqui hoje foi algo muito especial. O jovem músico e professor Maicon Novaes está de parabéns, essas crianças nos emocionaram."



  

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

II FIGNEL promovido e realizado pelo PELC Campus Petrolina

Diretor do Campus Petrolina, o Prof. Artidônio Filho em mesa de abertura do II FIGNEL saudando os convidados e participantes
O II FIGNEL - Fórum Itinerante de Graduação no Nordeste em Lazer foi realizado com sucesso durante os dias 07 a 11 de setembro. O evento foi realizado pelo Núcleo PELC Campus Petrolina e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos do Lazer da UFPE, com intuito de promover um espaço de discussão de qualidade sobre a formação do profissional do setor de lazer e, ainda, de realizar intercâmbio institucional com universidades e cursos de graduação formadores no domínio do lazer. 

O Fórum tratou questões sobre a formação e auto-formação dos profissionais e as perspectivas e inovações da área. Palestrantes da UFPE, UNIVASF, UNIVERSO e professores do IF SERTÃO-PE, entre outros profissionais apresentaram idéias e pesquisas atuais para o desenvolvimento de metodologias e conhecimentos essenciais no campo do lazer, turismo e esporte. 

Como resultado do fórum a Coordenação apontou para articulações concretas na criação de um curso de especialização a ser realizado pelo IF SERTÃO-PE com a chancela da UFPE, a consolidação de Grupo de Pesquisa na região, a realização de um Seminário de estudos básicos e de metodologias adequadas e consistentes e especialmente a criação de um Evento Anual Próprio da Região sobre a temática do Lazer. 
  



Professora Drª Tereza França (NIEL-UFPE) em palestra de Abertura do Fórum.