Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Comissão Organizadora do II FIGNEL se reune para acertos finais.

A comissão de organização do II Fórum Itinerante de Graduação no Nordeste em Lazer - FIGNEL se reuniu nesta quarta-feira, dia 24 de agosto, para encaminhar os últimos acertos sobre o fórum a ser realizado no SEST SENAT em Petrolina-PE.

Cerca de 250 profissionais entre professores, estudantes, agentes de esporte e lazer e pesquisadores que atuam na área de lazer estarão reunidos de 07 a 11 de setembro para discutirem sobre diversos temas do setor. Este evento é promovido pelo Núcleo PELC Campus Petrolina e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Lazer da UFPE.
Para mais informações sobre o fórum acessem: http://www.fignel.blogspot.com


sábado, 20 de agosto de 2011

PELC Campus Petrolina Promove Concerto da Opus 68 - A Orquestra Sinfônica do Sertão no Bairro João de Deus


Ontem, 19 de agosto, às 19:30h, a Orquestra Opus 68, realizou um belíssimo concerto, promovido pelo Núcleo Pelc do Campus Petrolina, na igreja do Bairro João de Deus, contagiando todos com alegria e admiração. 

A noite começa com a doce apresentação dos participantes da oficina de música do PELC. Os mesmos realizaram uma peça de percussão, de muita originalidade e leveza, cuja autoria é do agente de esporte e lazer  e músico Maicon Novaes. Em seguida, a Orquestra Opus 68 inicia o concerto com a peça Raider's March (de John Williams, da Trilha de Indiana Jones), que emocionou o público. Logo depois foram apresentadas as seguintes peças: Gladiador, de Hans Zimmer; Carmina Burana, Fortuna imperatrix Mundi, de Carl Orff; Honor, de Hans Zimmer, trilha de The Pacific; Missão impossível, de Lalo Schinfrin; e para finalizar a noite, uma peça bem regional e nacional " Bicho de Sete Cabeças, do nosso querido irmão petrolinense, pernambucano e nordestino Geraldo Azevedo.

Durante todo o concerto, o público apreciou atento e emocionado cada apresentação e o maestro Professor Ozenir Luciano externou sua satisfação em realizar a apresentação no bairro onde o Campus Petrolina está inserido, possibilitando assim um momento de integração de escola e comunidade.

No concerto, o maestro convidou a pequena Maria Eduarda que estava na plateia, muito empolgada participou da apresentação encerrando com a orientação do maestro uma das peças. O Sr. Cícero, membro da comunidade e da pastoral do bairro disse com a alegria estampada no rosto: "É a primeira vez que eu vejo de perto uma orquestra sinfônica se apresentar. É muito bonito!"

Assim como a pequena Mª Eduarda e o Sr. Cícero, pode-se perceber a alegria dos demais moradores em apreciar a apresentação de música clássica.  

O momento teve o apoio do Centro Comunitário e do CRAS do João de Deus.





Participantes do PELC Campus Petrolina em palestra sobre DSTs





No dia 1o de agosto do ano corrente, O Núcleo Pelc Campus Petrolina com o apoio do Setor de Saúde do campus promoveu uma palestra educativa para os participantes das oficinas de Caminhada Orientada, Basquete de Rua e Judô.

As palestras visam proporcionar momentos de formação, garantindo informações necessárias à melhoria na qualidade de vida dos participantes das oficinas, familiares e amigos.

Neste dia, o tema tratado pela palestrante Drª Mona Mirella foi sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Dentro dessa temática a médica abordou sobre a importância da higiene pessoal, prevenção e tratamento das DSTs, métodos contraceptivos e os tipos de câncer mais comuns no sistema reprodutor tanto do homem quanto da mulher. Os participantes atentos se manifestaram fazendo perguntas pertinentes aos assuntos.

















quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A Orquestra do Sertão faz o Convite



Nesta ocasião também se dará o lançamento do curso de música para ingresso 
                                    na Orquestra Sinfônica do IF.    Todos estão convidados. 

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Núcleo PELC Campus Petrolina promove fórum sobre lazer



O Núcleo PELC do Campus Petrolina do IF SERTÃO-PE promove encontro para discutir a formação de profissionais no domínio do lazer.  A finalidade insere-se na perspectiva da construção de um acervo teórico-metodológico para formação de profissionais-pesquisadores, com Formação em Licenciatura e/ou Bacharelado, qualificando suas intervenções ancoradas no conhecimento, na formação de professores e da prática pedagógica, materializando a unidade indissociável da pesquisa-ensino-extensão.
O fórum ainda é uma oportunidade para o intercâmbio institucional, visto que a UFPE e a UNIVERSO através dos seus cursos de educação física estarão presentes para expor experiências realizadas pelas disciplinas de recreação e lazer, juntamente com as experiências locais dos cursos de Turismo da FACAPE e alunos dos cursos de educação física da região.
Para além das discussões acadêmicas que o fórum pretende gerar, a coordenação do núcleo PELC Campus Petrolina, acredita na possibilidade de aproximar outros sujeitos ativos que contribuem significamente na produção e vivência dos conteúdos do lazer, a exemplo de lideranças de bairros, artísticas locais e agentes de esporte e lazer.
O evento, que ocorrerá no SEST/SENAT, nos dias 07 à 11 de setembro, tem programação extensão e convidados de nível nacional nas discussões sobre lazer. 

PARA MAIORES INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: http://www.fignel.blogspot.com

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Núcleo do PELC Campus Petrolina promove concerto sinfônico no João de Deus



O Núcleo PELC do Campus Petrolina promove uma apresentação no próximo dia 19 de agosto, às 19h30, no C.R.A.S do João de Deus, com a Orquestra do Sertão - Opus 68. O concerto é em homenagem aos 24 anos do Bairro João de Deus e em comemoração ao dia dos pais. 

O maestro e professor de artes do IF SERTÃO-PE Ozenir Luciano Jr. aceitou o convite e disse que "a orquestra tem como objetivo se apresentar nos bairros de Petrolina, especialmente o João de Deus, pois temos a pretensão de espalhar nossa alegria em tocar e promover o acesso a este estilo de música."

A apresentação tem o apoio do C.R.A.S e do Conselho Comunitário do João de Deus.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Oficina de Futebol do PELC Campus Petrolina abre Inscrições para participantes


Divulgado horários da Oficina de Futebol a ser coordenada por Eduardo Mororó no Núcleo PELC do Campus Petrolina do IF SERTÃO-PE.

As inscrições para as oficinas estão abertas. Locais de Inscrição: Recepção do Campus Petrolina, Escola Estadual Eneide Coelho – João de Deus (Procurar professor Eduardo Mororó)

Dia/Hora
Gênero
Local
Domingo 08:00 às 12:00
Adultos Masculino
Campo de Futebol do Campus Petrolina
Terça-feira
08:00 às 10:00
Jovens Feminino
Campo do Castelão – Bairro João de Deus
Terça-feira
10:00 às 12:00
Jovens
Masculino
Campo do Castelão
Quarta-feira
08:00 às 10:00
Jovens
Feminino
Campo do Castelão
Quarta-feira
10:00 às 12:00
Jovens
Masculino
Campo do Castelão
Quinta-feira
15:30 às 17:30
Crianças
Campo do Castelinho
Sábado
7:00 às 9:00
Jovens
Masculino
Campo de Futebol do Campus Petrolina

Informações: 87 8833 8755

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Oficina de Caminhada promove palestra sobre Nutrição e Saúde da Mulher



A Oficina de Caminhada Orientada promoveu hoje, dia 02 de agosto, uma palestra com a mestre em nutrição, a professora Verônica Nicácio Placido. A mesma desenvolveu, com muito carisma, o tema sobre Alimentação e Saúde da Mulher para uma plateia feminina curiosíssima e ávida por achar os caminhos para uma melhoria da qualidade de vida. A palestra fez relações da boa alimentação e a promoção da saúde, além de alertar para os perigos da má mastigação e as más escolhas dos alimentos no cotidiano da família.

A nutricionista Verônica falou da importância de levar esse tema para a sociedade e demonstrou ter gostado das participantes e, disse ainda, que estará a disposição para atendimento no Centro Médico do Campus Petrolina para as que tiverem interesse. Colocou ainda que é possível outros encontros para palestras com temas variados.

No final, em um momento de avaliação, a participante Srª Francisca pediu a fala para agradecer a iniciativa da agente de esporte e lazer, Rita de Cácia e para a palestrante da tarde,demonstrando, em nome das outras participantes da oficina de caminhada orientada, que estarão sempre dispostas para discutirem outros temas.