Páginas

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O 4º EVENTO DO PELC EM COMEMORAÇÃO AOS 24 ANOS DO BAIRRO JOÃO DE DEUS



O PELC – Programa de Esporte e lazer da cidade do IFSERTÃO-PE, Campus Petrolina promoveu mais um evento durante as festividades em comemoração ao aniversário do bairro João de Deus. Os agentes sociais de esporte e lazer participaram das reuniões de planejamento da festa com a comunidade e durante o fim de semana de 16 e 17 de julho todo o núcleo se fez presente na programação.

No dia 16 de julho, agentes e participantes das oficinas de música, basquete de rua e caminhada orientada participaram do desfile pelas ruas do bairro animados pela Banda PETRAPE, Banda 25 de Março, Guarda Municipal e a Escola Estadual Jesuíno Antônio.


Os participantes do PELC mostraram satisfação e alegria no desfile, como podemos constatar na fala de Dona Lindaura, participante da oficina de Caminhada Orientada:
“ _ Estou muito feliz em participar desse desfile. De onde eu venho nunca teve nada para idoso e em 19 anos que moro nesse bairro também nunca participei de nada desse tipo... feito para pessoas de minha idade. Vocês estão de parabéns!”

Após o desfile todos os participantes se apresentaram no pátio da feira e apreciaram diversas manifestações artísticas, a exemplo, o grupo de reisado do bairro. A festa continuou com shows de bandas locais durante toda a noite.

No domingo dia 17 em continuidade aos trabalhos, a feira de artes e cultura articulada pelo programa com a comunidade, possibilitou a exposição da produção local de artesanatos, enquanto os participantes das oficinas e artistas locais animavam a feira.


O grande desafio do Programa consiste em dar continuidade ao diálogo com a comunidade em busca de promover os conteúdos de lazer produzidos pela mesma. A pedagoga Luzinete Moreira, Coordenadora Técnica do programa e representante do IF SERTÃO-PE, aponta que "os objetivos do programa tem sido alcançados, na medida em que o PELC consegue se articular com a comunidade e ter o envolvimento da mesma em suas ações"


Confiram algumas imagens desse evento.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

PELC - Campus Petrolina seleciona agente para oficina de futebol

O PELC - Programa de Esporte e Lazer da Cidade, através do IFSERTÃO-PE, Campus Petrolina convida todos os interessados em participar da seleção de agente para a oficina sistemática de futebol de campo para uma reunião de apresentação do programa e esclarecimentos referentes a atuação do agente social de esporte e lazer. A reunião acontecerá no dia 20/07/2011, quarta-feira, às 15:00h, na sala de vídeo do Campus Petrolina e os interessados deverão comparecer trazendo os seguintes documentos:

- Declaração comprovando o tempo de trabalho voluntário na comunidade do entorno do Campus Petrolina( Bairros João de Deus, Quati e Cacheado);

-Declaração comprovando experiência na área da atividade sistemática FUTEBOL;
-Carta de intenção comprovando o interesse de adesão ao programa;

Ainda como critérios de seleção, os interessados participarão no dia 21/07/2011, às 15:00, na sala de vídeo do Campus Petrolina das seguintes atividades:
1. Relato dissertativo desenvolvido em uma lauda  sobre o Conceito de Lazer, com 30 minutos de tempo disponível.
2. Entrevista: conhecimento sobre o PELC e  o conteúdo da oficina;

Resultado dia 26 de julho de 2011 no site do IFSERTÃO-PE e no Blog do PELC Campus Petrolina 
http://pelcsertaope.
blogspot.com

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Feira de Arte e Cultura no Aniversário do Bairro João de Deus

Nos próximos dias 16 e 17 de julho o bairro João de Deus estará comemorando 24 anos de sua criação. Com uma história bem particular de resistência e luta o bairro tem muito a comemorar, especialmente em se mostrar hoje um lugar de muitas conquistas e de forte mobilização. E o PELC não poderia deixar de estar presente nas festividades. No dia 16 pela manhã, o programa se articulou, através do IF SERTÃO-PE, em disponibilizar 01 ônibus para o transporte de moradores para regularizar e tirar documentos e dúvidas na justiça eleitoral. Pela tarde o mesmo transporte irá até a banda 25 de março para levar os músicos até o desfile no bairro. 

As oficinas do PELC irão estar presentes no desfile nas ruas do bairro, às 16h00. Mostrando o que tem sido desenvolvido no programa nesses 6 meses. Além de contribuir através de seus agentes e coordenação no serviço de Avaliação Física para a comunidade.

No domingo 17/07, das 09h00 às 14h00, o PELC promove uma Feira Cultural e de Artes apresentando o que a comunidade tem produzido aos visitantes da feira. Entre artesanatos e apresentações culturais, como as do movimento Hip Hop o Programa apresentará suas oficinas. 

Estão todos convidados para mais uma ação com o apoio e a realização do PELC Campus-Petrolina do IF SERTÃO-PE

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Encontro de formação do PELC gera um movimento de ação educativa popular


Formação em serviço do PELC cumpre com seu objetivo de ampliar as referências de leituras sobre a realidade e, assim, fomentar os agentes e participantes de subsídios para tornar as oficinas do PELC como espaço para viver o lazer e o esporte enquanto fenômenos capazes de transformar aquela realidade.

Os educadores Jucy Carvalho (Rede de Educação Cidadã) e Maércio José (Ponto de Cultura Mulheres Rendeiras) provocaram os participantes e agentes das oficinas do PELC, nos últimos dias 02 e 03 deste mês, com um trabalho de leitura sobre a realidade, a partir de metodologias da educação popular. Na oportunidade, como resultado dos trabalhos, resolveu-se planejar as ações do PELC, nesses últimos 6 meses de programa, focalizando 03 temas necessários de superação nas comunidades onde o programa acontece. A problemática das drogas, o crescimento da prostituição e as condições de saúde dos bairros envolvidos serão alvo de atenção dos eventos e oficinas do PELC - Campus Petrolina. Na próxima quinta-feira ,dia 07 de julho, às 19h00 o grupo que participou do encontro estará no Conselho Comunitário do bairro João de Deus pra planejar intervenções propostas durante o encontro.

O educador Maércio José colocou que " o desafio é enorme, mas é possível avançar através de outras abordagens que vão além das tradicionais, no enfrentamento dessa realidade." E o lazer e esporte são espaços possíveis para estarmos dialogando e construindo forças e compromissos.

Outro resultado do encontro de formação foi o consenso de amarrar o compromisso para outros momentos de formação e continuação do processo de estudo sobre a realidade.