Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2011

PELC adere ao Dia do Desafio com muito sucesso

O envolvimento das Oficinas do PELC no Dia do Desafio, no último 25 de maio, foi um sucesso. A comunidade do Campus Petrolina e dos bairros em seu entorno garantiram uma ótima participação e abrilhantaram o evento promovido pela Secretaria de Esporte e o SESC.

Foram 4 horas de atividades físicas e esportivas nas dependências do IF SERTÃO-PE. Cerca de 600 pessoas estiveram presentes nas oficinas de judô, basquete de rua, ginástica rítmica, caminhada orientada e hip hop, além das modalidades esportivas existentes no Campus Petrolina, como o Rugby. Um público de 8 a 80 anos que se esforçaram pra se articular e expressar a consciência da necessidade de viver com prazer através do esporte, da atividade física e do lazer, enquanto um direito público e constitucional.

Na ocasião, a equipe de reportagem do SESC registrou todos os momentos para posterior divulgação em nível internacional, pois o Dia do Desafio é um evento de tamanha abrangência. Cidades do mundo inteiro disputam entre si em busca de somar o maior número possível de pessoas vivenciando a atividade física. Neste contexto, os agentes de esporte e lazer do Núcleo Campus Petrolina do PELC conseguiram mais uma vez se destacar em suas ações e atingir o objetivo proposto pela ação.

Parabéns pra todos os envolvidos!!!!!


Ginástica Rítmica, basquete e hip hop (fundo)

Ginástica

Oficina de Caminhada Orientada fazendo ginástica com a agente Rita de Cácia

O Agente Linduarte comandando parte da ginástica

O Agente André Ferreira fazendo uma avaliação do momento

Alunos (as) do IF SERTÃO-PE praticando Rugby coordenados pelo Sevidor José Pestana e articulados neste momento pelo Agente André Ferreira.



domingo, 22 de maio de 2011

Oficina de Basquete de Rua do PELC no Mutirão Petrolina Saudável




    

Oficinas do Pelc no Mutirão Petrolina Saudável

As Oficinas de Caminhada Orientada e Basquete de Rua, coordenadas pelos agentes de esporte e lazer Rita de Cácia e André Ferreira são destaques na última versão do Mutirão Petrolina Saudável, neste domingo, dia 22 de maio.

A comunidade do bairro Jardim São Paulo e seu entorno tiveram a oportunidade de vivenciar as oficinas do PELC e conhecer de mais perto as ações do Programa. Durante o Mutirão, participantes das oficinas se integraram às ações oferecidas pela Prefeitura de Petrolina, como aferição de pressão arterial, consultas médicas, exames de glicose, avaliação física ,entre outros serviços. Foi uma ótima oportunidade para divulgar o Núcleo PELC do Campus Petrolina e convidar a população daqueles bairros para se integrar ao programa em suas oficinas.

O Coordenador do Mutirão, o secretário de esportes da prefeitura de Petrolina, o Srº Ailton Guimarães, falou da importância do PELC durante o mutirão e agradeceu o envolvimento dos agentes de esporte e lazer.

A Oficina de Caminhada e Corrida Orientada executou uma dinâmica com alongamento e recreação em volta dos stands, convidando os presentes para um momento de integração, enquanto a oficina de basquete de rua agitava o stand de atividades esportivas e brincadeiras, aglomerando crianças e jovens em torno de uma cesta de basquete confeccionada pelos participantes da oficina, que contribuiram na organização da brincadeira.

sábado, 21 de maio de 2011

quinta-feira, 19 de maio de 2011

25 de maio é o Dia do Desafio e o PELC estará junto nessa

O Dia do Desafio é uma ação mundial que tem por objetivo incentivar a prática da atividade física em benefício da saúde e bem-estar. Cidades do mundo inteiro disputam entre si por uma maior mobilização da comunidade. O Núcleo PELC Campus Petrolina-PE estará envolvido nessa ação com todas as suas oficinas. Mais de 400 participantes estarão nesta quarta-feira dia 25 de maio, a partir das 14h00, realizando atividades de judô, caminhada e corrida, basquete de rua, dança popular, hip hop e muita música no ginásio e na pista de atletismo do IF SERTÃO-PE.

Participe e leve sua familia!!!! É um momento de integração e valorização da vida!!!

Núcleo PELC do Campus Petrolina é convidado para Participar do Petrolina Saudável

Neste domingo dia 22 de maio, de 09h00 às 13h00, o Núcleo PELC do Campus Petrolina estará contribuindo nas atividades do Petrolina Saudável, progama/mutirão de atenção a saúde e qualidade de vida nos bairros da cidade realizado pela prefeitura de Petrolina-PE. O local da ação será na Unidade de Saúde do Bairro Jardim São Paulo, zona oeste da cidade.

Na ocasião as oficinas do Pelc estarão sendo oferecidas para a comunidade em conjunto com uma série de serviços na área de saúde e serviço social. 

A oficina de caminhada orientada, basquete de rua, música e dança popular estarão com seus participantes agitando o Petrolina Saudável e divulgando as ações do PELC.

Participe!!!!

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Encontro de B.Boys e B.Girls

A juventude de Petrolina tem lugar marcado para a alegria e Chamada de Consciência no próximo dia 28 de maio de 2011 (sábado). Uma questão necessária marcará o 3º Evento do PELC Campus Petrolina: "Que lugar estou ocupando na sociedade?" Através de um Encontro de B.Boys e B.Girls os participantes do PELC estarão provocando e se provocando em busca de ocupar os espaços necessários para o diálogo e o enfrentamento da realidade dos bairros e região onde se convive com todas as contradições possíveis no campo social e político.

O Encontro terá duração de 04 horas (de 14h00 às 18h00) com um momento de reflexão necessária para essas ações com a juventude e de apresentação de b.boys e b.girl com muito hip hop e a galera do Pop. O espaço para as batalhas estará garantido, mas será necessário cada grupo se apresentar expressando algum tema.

O Encontro terá premiação com medalhas e alguns brindes. Inscreva-se!!!

Informações pelo e-mail pelcsertaope@gmail.com

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Imagens do Festival de Atletismo do PELC

Diante de muitos pedidos de publicação das imagens do Festival, resolvemos atender com as seguintes:




terça-feira, 3 de maio de 2011

A atração é o PELC

Os eventos do PELC têm sido uma oportunidade sem igual para os bairros envolvidos no programa. A oportunidade de integração e de aumento da auto-estima da comunidade convergem para a visibilidade da mesma e se torna um canal de comunicação com o setor público e a sociedade em geral.

No último sábado, dia 30 de abril, a presença em todo o Festival de Atletismo, do Secretário de Esportes do município, o parceiro Ailton Guimarães, foi uma confirmação que o plano traçado pelo programa vem conseguindo atrair os parceiros e se solidificar enquanto uma ação pública fundamental na vida da comunidade.

Toma-se como exemplo dessa atração à missão do PELC, o envolvimento dos servidores do IF SERTÃO-PE , tanto na participação das provas como na organização dos Eventos.

Os eventos promovidos pelo PELC consegue atrair a sociedade petrolinense e integrá-la às comunidades envolvidas diretamente no programa. Neste último sábado tivemos a presença de algumas pessoas que foram atraídas pela força do atletismo e pelo objetivo do Programa. Dentre elas destacamos o querido Wagner Lima, lider do Grupo Matingueiros ( http://matingueiros1.blogspot.com/ ) que se mostrou um excelente atleta nos arremesso de peso e lançamento de disco.

Wagner sendo premiado por nosso parceiro da Uniesb Reinaldo

Escolas da Rede Estadual participam do Festival de Atletismo do PELC

Os eventos do PELC têm sido um espaço de integração também por parte de escolas da rede estadual de ensino. Os professores de Educação Física vêem no programa a possibilidade de seus alunos estarem vivenciando atividades de lazer e esporte diferenciadas do cotidiano escolar. A exemplo do Festival de Atletismo, os alunos conseguem ter acesso aos equipamentos e materiais de boa qualidade, como também aos espaços esportivos do Campus Petrolina do IF SERTÃO-PE. Além disso, o PELC possui uma metodologia no desenvolvimento dessas ações que permite os envolvidos tratarem o lazer e o esporte enquanto uma prática social possível de ser planejada e desenvolvida com a participação popular.

O Prof. Estagiário Eduardo Mororó premiando alunas da Escola Eneide Coelho

Alunos da Escola Otacílio Nunes premiados no arremesso de peso



Alunos de Educação Física da Uniesb participam do Festival de Atletismo do PELC

Um dos trunfos do PELC é a possibilidade de integrar não só a comunidade nas ações promovidas pelo programa como também de ser um espaço de experiências e aprendizagens para alunos de Educação Física. No Festival de Atletismo, do último sábado, dia 30 de abril, alguns alunos do curso de Educação Física da Uniesb participaram do festival dando o apoio técnico nas provas de atletismo aproveitando a oportunidade para conhecer melhor a dinâmica de algumas provas e sua organização, como também o entendimento sobre projetos de esporte e lazer. Para alguns a experiência somou na formação, especialmente no que tange a relação com a comunidade, suas demandas e necessidades no âmbito do lazer e do esporte.

Para o prof. Bartolomeu Barros, coordenador de Núcleo do PELC, "o desafio agora é aproximar os participantes para discutirmos o lazer e o esporte numa perspectiva que vá além das ações de massa e do entretenimento, buscando refletir as possibilidades do lazer na transformação da coletividade e da vida cotidiana".



segunda-feira, 2 de maio de 2011

Festival de Atletismo faz história no IF SERTÃO-PE

No último sábado, 30 de abril, aconteceu no IFSERTÃO-PE, Campus Petrolina o FESTIVAL DE ATLETISMO do Núcleo PELC do IF SERTÃO-PE. O festival ficou marcado pela alegria dos participantes e o sentido de integração entre as gerações que convivem nas oficinas do Programa de Esporte e Lazer da Cidade e a comunidade em geral.

Cerca de 300 pessoas participaram diretamente das provas de pista e de campo oferecidas durante o festival. O evento foi prestigiado por participantes de diversas faixas etárias do PELC, servidores do IF, atletas da Associação Petrolinense de Atletismo e pessoas interessadas em vivenciar as provas de lançamento de disco, arremesso de peso, 100m rasos e de caminhada, revezamentos, entre outras.

A organização técnica do festival esteve sob a orientação dos professores Marciano Barros e Natanael Barros, dois líderes do atletismo da região que estão sempre contribuindo para o desenvolvimento do esporte e do lazer. Segundo o professor Natanael, "o festival conseguiu seus objetivos quando constatamos a alegria dos participantes e a presença marcante de diversas faixas-etárias."






A direção do Campus Petrolina e servidores do Instituto Federal estiveram presentes prestigiando o Festival e contribuindo em sua organização. Isso mostra o reconhecimento que o programa tem tido pelas ações realizadas buscando respeitar as diretrizes e princípios do programa, como a valorização da diversidade dos sujeitos; a intergeracionalidade; o trabalho coletivo e gestão participativa; a atmosfera de ludicidade; sob uma ação educativa crítica e criativa para formação de valores e a promoção da cultura da paz.