Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE ATLETISMO


FESTIVAL DE ATLETISMO DO PELC – CAMPUS PETROLINA
PROGRAMAÇÃO

DATA: 30-04-2010  =    LOCAL: PISTA E CAMPO DE ATLETISMO DO CAMPUS PETROLINA  - IF SERTÃO-PE (Antigo CEFET)

07H30 – Distribuição dos Diretores e Monitores de Prova
Lanche para os Diretores e Monitores de Prova

08h00 - Abertura
- Palavra da Coordenação
- Palavra do Diretor
- Hino Nacional

08h10 às 09h00
– Inscrição das Provas através dos Professores Responsáveis na Secretaria
08h30 – Início das Provas
Ordem das Provas¹: 100m – 400m – 1.500m – peso – disco – revezamento 100 – revezamento 400
¹ Exceto para as categorias Sênior e 8 – 11 anos (de acordo com suas especificidades)
Ordem das Categorias:
  1. Sênior
  2. 8 - 11 anos
  3. Especial
  4. 12 – 14 anos
  5. 15 – 17 anos
  6. Adulto
Premiação a cada final de Prova – (Luciana e Ronaldo)

10h00 – Lanche (Atenção ao direcionamento do Lixo no Lanche)
12h00 – Encerramento
Comissão:
Coordenação Geral – Prof. Bartolomeu Barros
Coordenação Técnica: Prof. Marciano Barros e Prof. Natanael Barros
Coordenação dos Monitores de Prova: André Ferreira e Rita de Cássia
Coordenação do Cerimonial e Premiação: Prof. Ronaldo e Luciana
Coordenação de Alimentação: Luzinete e Suely
Coordenação de Estrutura: Prof. Ronaldo e Prof. Bartolomeu
Coordenação de Divulgação: Nalba Maria e Ricardo Brandão

terça-feira, 26 de abril de 2011

Festival de Atletismo do PELC neste sábado dia 30 de abril

O Festival de Atletismo do PELC envolverá participantes do Programa , alunos das escolas dos bairros João de Deus, Quati e Cacheado, além da participação da Associação de Atletas de Petrolina - APA, a APAE e a comunidade em geral. O festival deverá englobar o máximo de provas de atletismo, culminando com avaliações físicas para os participantes da 3ª idade. Cerca de 200 atletas serão esperados para abrilhantar a manhã de sábado no campo e na pista de Atletismo do Campus Petrolina do IF SERTãO-PE a partir das 7h30min.





Os alunos do Curso de Educação Física da Uniesb estarão no apoio da organização do evento, na monitoração e arbitragem das provas e dirigindo alguns atletas durante o festival.





A prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Esporte dá apoio na estrutura do evento.





Inscreva-se e Participe!!!!!!





Local: Pista e campo de Atletismo do IF SERTÃO-PE - Campus Petrolina. Horário: 7h30min do dia 30 de abril de 2011.





Solicitação de inscrição pelo e-mail: pelcsertaope@gmail.com ou tel.: 87 8833 8755 ou 87 8854 8609



segunda-feira, 18 de abril de 2011

sábado, 16 de abril de 2011

Ensaio para o Festival de Atletismo

Na manhã deste sábado,17/04/2011, mais de 100 pessoas, entre estudantes e participantes das Oficinas do PELC, prestigiaram o ensaio para o Festival de Atletismo do PELC Campus Petrolina. Os agentes Rita de Cácia e André Ferreira promoveram com apoio da Profª Vânia Calabria da Escola do Jesuíno e o Coordenador de Núcleo Prof. Bartolomeu Barros, um ensaio de algumas provas de atletismo para que na manhã do dia 30 deste mês as coisas andem em perfeita ordem.

Na ocasião, crianças de 08 a 10 anos, adolescentes e as senhoras da Oficina de caminhada participaram de provas de salto em distância, arremesso de peso, 400 metros e um teste de caminhada de 1.600m.



A comunidade tem aceitado muito bem as atividades propostas pelo Programa. Resultado disso é a presença constante das famílias nas oficinas e eventos do PELC, assim como a contribuição de outros profissionais da própria comunidade e do IF SERTÃO-PE no desenvolvimento das ações.

Oficina de Orientação em Caminhada promove Avaliação Física

Participantes da Oficina de Caminhada e Corrida Orientada estiveram presentes, no dia 16/04/2011, no setor médico do Campus Petrolina do IF SERTÃO-PE para realizarem Avaliação Física. A equipe responsável pela bateria de testes e medidas antropométrica, articulada pela Agente Rita de Cácia, atendeu 22 participantes, em sua maioria mulheres de 40 a 60 anos. Mais 50 outras ficaram para fazer após o feriado da Semana Santa.

A equipe contou com o enfermeiro do IF SERTÃO-PE, o Sr. Erivaldo e o Professor de Educação Física Bartolomeu Barros Jr. Os dois falaram da importância dessa avaliação para o planejamento da oficina e sobre o cuidado que se deve ter ao oferecer atividade física para um público com faixas etárias tão diversas, especialmente quando a maioria está na casa dos 50 a 60 anos.

O profº Bartolomeu disse ainda que "é preciso conhecer o perfil de cada participante para que possamos identificar qual a melhor maneira de proporcionar os ganhos que a atividade física possa conferir, respeitando os limites e dando segurança".

Participantes do PELC têm aulas com instrumentos importados da Orquestra Sinfônica do Sertão


A Oficina de Música do PELC tem utilizado os instrumentos de percussão da Orquestra Sinfônica do IFSERTÃO-PE para desenvolver seus trabalhos. Neste sábado,17/04, flagramos o agente Maicon Novaes com alguns participantes conferindo instrumentos recém importados da Holanda . Segundo Maicon, "a oficina tem como um dos objetivos aproximar os participantes do universo das diferentes vertentes da música, neste caso da música erudita, para ampliar o leque de referência sonora e musical. Gostaríamos de até o final do programa formar um grupo de pessoas que queiram continuar com o estudo da música e, quem sabe, fazer parte da Opus 68."



A Oficina conta ainda com aulas de Flauta Soprano e violão. O agente Maicon, músico da Opus 68, conta ainda com a colaboração voluntária do seu colega de orquestra, o dedicado músico Gilvan Jr.

As oficinas acontecem nas noites de terça, quarta e quintas-feiras na Paróquia do João de Deus e no IF SERTÃO-PE Campus Petrolina nas segundas-feiras, às 12h00 e sábado às 8h00.

Mais informações pelo 87 3863 2330. Visitem o Blog da Orquestra do Sertão: http://orquestraopus68.blogspot.com/

terça-feira, 12 de abril de 2011

Formação em serviço do PELC trata de metodologia das oficinas

A formação em serviço no PELC é um momento de troca de experiências e discussão sobre as oficinas realizadas pelo programa e tem como objetivo ampliar as referências pedagógicas dos agentes e coordenadores no trato com os conhecimentos abordados. Busca ainda, sintonizar a prática dos agentes aos princípios e diretrizes do programa, tratando temas necessários para garantir a qualidade das oficinas. No último dia 06/04 a formação abordou questões referentes a metodologia de trabalho nas oficinas, buscando organizar abordagem/aproximação aos participantes, desenvolvimento do conteúdo de cada oficina, sistematização desses conteúdos e avaliação numa perspectiva do encontro social sob o lazer como um processo transformador.



Cinema na Oficina de Basquete de Rua

Na última sexta-feira, dia 08/04, os participantes da oficina de basquete de rua conferiram o filme Estrada para a Glória como uma das atividades planejadas no programa. A sala de vídeo do Campus Petrolina do IF SERtÃO-PE ficou cheia de alegria e ansiedade na exibição do filme. Ao sabor de pipoca e refrigerante os participantes viveram uma tarde de lazer sob a discussão de temas sobre preconceito e diferenças, orientados pelo Agente André Ferreira.

Oficina de Caminhada Orientada visita o Parque Municipal

No último dia 08 de abril, a oficina de Caminhada e Corrida Orientada foi desenvolvida no Parque Municipal Josefa Coelho e teve como objetivo possibilitar o acesso aos espaços públicos de lazer distantes dos bairros contemplados pelo programa. Cerca de 70 participantes prestigiaram as atividades desenvolvidas pela agente Rita de Cácia. O ônibus cedido pela Direção do Campus Petrolina do IF SERTÃO-PE retornou às 18h00 para o João de Deus trazendo boas lembranças e e muita satisfação dos participantes. A visita ao Parque é uma das atividades extras planejadas na oficina. No plano de trabalho temos ainda visitas aos clubes aquáticos da cidade e outros espaços públicos ainda desconhecidos pelos participantes.


Reunião do Grupo Gestor avalia as oficinas

No último dia 31 de março, o Conselho Gestor do PELC Campus Petrolina se reuniu pela 3ª vez para avaliação das oficinas e encaminhamentos do programa junto à comunidade. Na oportunidade foi decidido que o Conselho Comunitário do João de Deus, entidade de Controle Social, disponibilizará o espaço para a oficina de Dança. Na avaliação das oficinas foi apontado o sucesso das atividades articuladas  pela Agente Rita de Cácia na oficina de Caminha e corrida Orientada. Estiveram presentes os representantes da comunidade e da Entidade de Controle Social, os senhores Eugênio e Francisco de Assis, respectivamente. E ainda a representante da Entidade Proponente a Srª Luzinete Mereira, o agente Tony Silva representando os agentes e o Coordenador de Núcleo o prof. Bartolomeu Barros. Estiveram ausentes com justificativas a representante da entidade parceira, Srª Juzileide Carvalho e a representante dos participantes.